Dicas de marketing de conteúdo para empresas
O marketing de conteúdo é de fundamental importância para empresas pois permite alcançar o público e gerando reconhecimento no mercado através da publicação de artigos que podem ser distribuídos no seu site ("blogs"), que geram tráfego e ajudam no seu posicionamento nos mecanismos de busca (SEO).

O marketing de conteúdo é de fundamental importância para empresas pois permite alcançar o público e gerando reconhecimento no mercado através da publicação de artigos que podem ser distribuídos no seu site (“blogs”), que geram tráfego e ajudam no seu posicionamento nos mecanismos de busca (SEO).

O conteúdo não necessariamente precisa no formato de texto, em que pese a sua maior facilidade para indexação; mas os infográficos também se mostram bastante relevantes para o propósito de chamar a atenção do seu público, atraindo mais atenção para a sua marca.

A sua publicação também pode ser utilizada como base para geral outros formatos de mídia, como um vídeo no canal da sua empresa no YouTube e até mesmo um podcast, outro meio de comunicação muito popular na atualidade.

Para a divulgação do seu conteúdo você deverá se valer principalmente das redes sociais; e, além das plataformas mais tradicionais como: Twitter, Facebook, Instagram, Youtube, Pinterest, dentre outras tantas, muitas empresas também estão se destacando no TikTok, tudo depende do seu público-alvo.

Nesse ponto eu estou tratando apenas do tráfego orgânico, em outras publicações eu irei tratar também do tráfego pago seja através do Google Ads como Facebook Ads. Afinal, como você já deve ter notado, no Google a concorrência é grande e para você figurar nas primeiras páginas do buscador não é nada fácil, já com relação ao Facebbok, dê há muito as publicações não são entregues para todos que lhe seguem na plataforma, e não por outro motivo que é importante também, mesmo pequenas empresas, reservaram um montante para a publicidade paga.

Voltando ao tema, além de auxiliar na divulgação do seu nome, gerar tráfego para o seu site e melhorar o seu posicionamento nos mecanismos de pesquisa (SEO); entregar conteúdo valioso para o seu público também lhe facilita na obtenção de “leads” (contatos que você gera através das suas ações de marketing) e esses leads podem ser utilizados para o envio de boletins informativos, promoções, notícias, eventos, vendas e muito mais.

Outro ponto que fale destacar é que atualmente são muitas as mídias sociais e administrá-las não é tarefa assim tão fácil por isso é importante que você se programe quanto a elaboração e divulgação do seu conteúdo, quiçá até mesmo contratar um profissional da área que possa lhe auxiliar a esse respeito.

É bom ter em mente que, além dos artigos você deverá também confeccionar as “artes” – que devem ser atraentes e de qualidade – para disseminar nas redes sociais e atrair a atenção do público. Além disso, se pretende valer-se dos e-mails dos seus leitores deve reservar o seu tempo na elaboração dos boletins, que podem ser segmentados para divulgação em listas específicas entregando assim conteúdo diferenciado.

Esses são apenas alguns apontamentos a respeito da importância do marketing de conteúdo.