Muitas pessoas se questionam a respeito do termo “responsivo” e a sua importância

O termo “responsivo” se refere a websites que apresentam um layout, vamos dizer assim, “flexível”, que se amolda aos variados tipos de telas (desktops, tables e smartphones) confortavelmente oferecendo uma boa experiência para o usuário e apresentando o seu conteúdo de maneira adequada.

É fácil observar quando um site é “responsivo” basta acessá-lo de diferentes dispositivos e verificar se a sua apresentação se amolda ao tamanho da tela. Caso você note que a leitura se torna ruim, por exemplo, quando visualizado no seu celular, então é porque o site não é responsivo, muitas vezes obrigado vocês a utilizar os recursos de aumento (“zoom in”) e diminuição (“zoom out”) para que possa conseguir ler o seu conteúdo. Atualmente é muito provável que os seus clientes, os seus usuários, acessem o seu website não apenas através do computador de mesa (desktop), mas também do celular e por isso da importância de oferecer tal recurso.

Muito provavelmente você deve estar pensando: – Mas Luiz eu já tenho um aplicativo para a minha empresa. Bom, é induvidosamente importante que você também esteja presente nas lojas dos smartphones, mas isso somente não basta, pois muitos somente baixam aplicativos mais tradicionais, mormente para ter acesso a jogos e redes sociais, e não para ler informações sobre determinada empresa, consumindo memória do celular para usar uma ou duas vezes determinado aplicativo.

Não bastasse isso, também no que tange o SEO (“Search Engine Optimization” ou “Otimização para Ferramentas de Busca”) é importante que o seu website seja responsivo, pois o Google dá o devido valor para sites que oferecem uma boa experiência para os seus usuários, seguindo inclusive o conceito Mobile First, ou seja, priorizar os dispositivos móveis, para só então dedicar-se ao layout destinado a desktops.